Translate

27.10.14

Bate-papo com Sereias | (re)Introdução posterior (reeditada)


 Resolvi tornar a postagem de introdução ao 'Bate-papo com Sereias' uma postagem a parte para deixar a Mer Patricia ter sua página sozinha como todas as outras (quem leu antes desta edição viu que eu abria com este texto abaixo e logo depois já dava início na mesma publicação a conversa com ela). Então, este é motivo pelo qual vocês podem ver a abertura do bate-papo com data muito posterior aos bate papos. Certo? Isto deveria ter sido feito no início mas eu definitivamente não tenho vocação para começar as coisas pelo início então, está explicado.
Siga lendo a intro e encontre as conversas pelo menu, observe que estão numeradas: Bate-papo com Sereia (1), (2)... E segue!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Quando eu era criança ficava realmente muito fascinada com as sereias, e queria ardentemente que elas existissem. Eu acreditava (porque queria acreditar) que os golfinhos eram os companheiros, mensageiros e melhores amigos delas, e que aonde eles estivessem elas estariam. Isso me levou a ter fascínio também pelos golfinhos. Nesta época, ainda era possível atravessar a Baía da Guanabara de barca na companhia dos golfinhos, que nadavam e saltavam ao lado da embarcação acompanhando-nos por longo trajeto.

Me lembro de um acampamento com vários amigos, e um dia conhecemos um homem que disse ter ali perto um santuário de sereias, e nos levou ao entardecer. Ficamos cerca de 2 horas no local, era lindo, parecia encantado (talvez por nossa mente criar o encantamento que nossos olhos queriam ver) mas não vimos sereias apesar de desconfiarmos tê-las ouvido. Fomos embora certos de termos estado num lugar mágico porque escolhemos acreditar nisso. E é e sempre será um santuário de sereias para mim.

Me lembrando desta experiência voltei a pesquisar o que se fala por aí sobre este ser e me deparei com muitos vídeos tentando comprovar que elas existem. Alguns lindos outros toscos rsrsrs, o que não se faz para provar que sereias existem! E então cheguei as sereias e 'sereios' humanos, pessoas que escolheram viver como sendo estes seres marinhos, com direito a caudas e longos períodos no mar ou lagos. Outros levando este encantamento para os palcos em forma de dança.

Convidei algumas pessoas a publicarem vídeos e fotos na página do Facebook sobre sereias, conversei com outras, assisti e li muita coisa.
E neste contato encontrei alguns profissionais da dança que usam a imagem da sereia como concebem como forma de expressão. E por trás de todo fascínio por sereias tem uma história.

A partir de hoje, a RedLalita vai contar algumas destas histórias publicando uma série de entrevistas, na verdade bate-papo informal.

Abrindo os trabalhos. 


Bate-papo com sereias (1) | Patricia Nardelli
Bate-papo com sereias (2) | Gabriela Miranda
Bate-papo com sereias (3) | Bruna Gomes
Bate-papo com sereias (4) | Farasha DesertSiren (parte 1 de 2)
Bate-papo com sereias (4) | Farasha DesertSiren (parte 2 de 2)
Chat with Mermaid Farasha | Complete Original English Version